Os cabelos refletem tudo: os cuidados, a qualidade da alimentação, hidratação do corpo e até o nível de estresse
Cuidar dos cabelos e mantê-los fortes, brilhantes e sedosos parece só questão de usar shampoo com qualidade inquestionável e máscara adequada, mas pode não ser tão simples assim. É muito comum os cabelos perderem o viço, mesmo com a utilização de produtos de alta qualidade e custo.
Isso acontece porque os cabelos respondem a tudo: alimentação, hidratação do corpo e estilo de vida – o estresse pode provocar danos e queda dos cabelos. Além disso, é preciso lavar e enxaguar adequadamente, levar os nutrientes certos na hora certa para que os fios os absorvam com eficiência, protegê-los do excesso de sol e da poluição.
Saúde e beleza dos cabelos é assunto da hair style Aline Ferraz, do Rui Holic Hair. Ela é especialista em cabelos e só decide o tratamento depois ouvir as suas clientes, procurando saber sobre estilo de vida e o que mais as incomoda no aspecto dos cabelos. Para ela, o tratamento realizado no salão é finalizado com mudanças de hábito.
Siga as dicas deixadas por ela para cuidar dos cabelos em casa e mantê-los fortes, saudáveis e nutridos sempre:
- Use o shampoo adequado ao seu tipo de couro cabeludo
O shampoo deve ser sempre específico para o seu tipo de couro cabeludo. Por exemplo: shampoo para cabelos oleosos para combater a oleosidade de couro cabeludo oleoso; e shampoo para cabelos secos para couro cabeludo seco e com descamação. Negligenciar essa orientação não trará os resultados esperados.
- Use água morna para lavar os cabelos e fria para finalizar
Lavar com água mais fria dá brilho aos cabelos. A água fria causa uma vasoconstrição e fecha a cutícula do cabelo, proporcionando mais brilho. A água quente abre a cutícula, danificando. O ideal, então, é usar água morna para lavar e a fria para finalizar.
- Quanta vez se deve lavar os cabelos
A higienização dos cabelos com shampoo deve ser divida em, pelo menos, duas etapas. Na primeira aplicação o shampoo nunca espuma, mas, mesmo assim, você deve esfregar os pontos onde a sujeira e a polução ficam concentrados, que são contorno, nuca, topo da cabeça.
Enxague e repita a operação aplicando o shampoo pela segunda vez nos mesmos pontos. Normalmente duas vezes são suficientes, mas você saberá se os cabelos estão limpos quando ele espumar bem, caso esteja usando shampoo com sulfato.
- Enxague para retirar 100% dos resíduos
Enxague os cabelos até retirar todos resíduos do shampoo. Dica importantíssima: levante todo o cabelo para enxaguar a nuca, pois esse ponto da costuma acumular os resíduos de shampoo, que são incompatíveis com o condicionador – um é alcalino e o outro é ácido. Ao se misturarem, formam uma química que tira a viscosidade dos cabelos, deixando-os com aspecto de secos e desidratados.
- Secar os cabelos com a toalha
Secar os cabelos pressupõe utilização de secadores, mas antes de usar esse aparelho aliado é importante tirar o excesso de umidade dos fios com uma toalha.
Mas, atenção: nunca friccione os fios com a toalha, pois isso abre as escamas. A forma correta de secar é apertar os cabelos da raiz ao comprimento.
- Como secar os cabelos com secador
Antes de usar o secador é recomendado que você aplique um protetor térmico para evitar os danos que a alta temperatura do jato de ar pode provocar. Em cabelos finos devem ser usados produtos líquidos, que são mais leves.
- Utilize protetor solar para cabelos
É uma delícia tomar banho de sol, mas sempre se protegendo dos pés à cabeça literalmente. Sem proteção, a pele se ressente e arde e os cabelos ressecam, pois as cutículas são muito sensíveis.
O excesso de sol também pode causar o ressecamento dos cabelos e, para evitar, é importante aplicar proteção.
Existem produtos finalizadores com proteção UV e solar, como os BBcream capilares também com proteção. O objetivo principal do produto é a nutrição e proteção dos fios, fortalecendo-os e evitando quebra e queda. Mas eles também podem promover a proteção térmica, hidratação profunda, ação anti-frizz, no caso dos que tem proteção UV e solar, proteger dos danos provocados pela exposição ao sol.
- Máscaras: uso com moderação
Manter máscaras de hidratação e de nutrição no nosso kit beleza é fundamental. Elas devem ser usadas uma vez por semana para hidratar e recuperar os fios dos efeitos nocivos da poluição e de eventual exposição ao sol.
As máscaras devem ser aplicadas depois do shampoo. Tire toda a umidade, aplique a máscara, desembarace, deixe agir pelo tempo indicado na bula ou embalagem, enxague e depois aplique um pouquinho – bem pouquinho – de condicionar somente nas pontas e enxágüe novamente.
Depois da hidratação, aplique um protetor térmico antes de secar ou deixe secar naturalmente.
- Dica que vale ouro: beba água, muita água
Beber água é importantíssimo para todo o organismo e não é diferente com os cabelos. A água ajuda a levar saúde aos fios.
- Alimente-se bem e evite os alimentos inimigos dos cabelos
Gorduras, refrigerantes, frituras e tudo o que pode provocar lentidão metabólica é ruim para corpo e são inimigos dos cabelos, então, evite tudo isso. O açúcar, refrigerantes e gorduras provocam oleosidade e descamação do couro cabeludo. Se alie aos alimentos que são bons para os cabelos.