Ação de conscientização ao combate e prevenção ao câncer de mama gera mobilização de empresas, municípios e entidades
O mês de outubro é conhecido mundialmente pela campanha Outubro Rosa, que visa alertar as mulheres a prevenção ao câncer de mama. No Brasil, o movimento a favor da campanha está ganhando força a cada ano e mobilizando empresas, entidades, órgãos e pessoas comuns a apoiarem e divulgarem a causa.
O principal objetivo da campanha é fazer com que as mulheres realizem o autoexame e periodicamente façam os exames laboratoriais, como mamografia, para a prevenção a doença. O Instituto Nacional de Câncer (Inca) aponta que 12 mil mulheres morrem no país anualmente por conta da doença.
De acordo com o especialista do Núcleo de Oncologia do Hospital Samaritano de São Paulo, Auro Del Giglio, o diagnóstico precoce ainda é a arma mais importante para vencer o câncer de mama. Quando descoberto nos estágios iniciais, as chances de cura chegam a 95%.
Mobilização
É visível a força que a campanha está ganhando. Somente no Instagram foram postadas mais de 25 mil fotos com a hashtag Outubro Rosa. Na internet e em outras redes sociais pessoas comuns estão postando imagens diariamente incentivando a prevenção do câncer.
Grande parte do incentivo também está vindo de ações de empresas como Avon, Dudalina, Philips, Bombril e outras. A Dudalina fez camisas rosa com laços inspiradas na ação. O lucro total dessas será destinado a entidades que assistem a pessoas com câncer de mama.
Já a Philips fez parceria com o Grupo Delfin, que faz diagnósticos por imagem. O objetivo da ação é realizar 10 mil mamografias por meio de atendimento móvel que deve atender a população carente nas cidades de Salvador (BA), Maceió (AL) e Barueri (SP).
Saiba quais são os sintomas do câncer de mama:
Comente aqui embaixo:
comments