Os chás naturais e seus poderes emagrecedores
Chá verde e de hibisco potencializam a ação antioxidante e anti-inflamatória no corpo, combatendo o acúmulo de líquidos e celulite
Diversas publicações afirmam que os chás são milagrosamente emagrecedores, porém, de acordo com a nutricionista Mayra Penido, eles ajudam bastante no emagrecimento, mas se não forem associados a uma alimentação saudável e a praticar exercícios físicos, será ineficaz para reduzir as medidas desejadas. Entenda como esses chás agem no corpo.
De acordo com a Dra. Mayra, os chás, como o verde e de hibisco, são excelentes para o corpo por conta das suas funções terapêuticas. “Tanto o chá verde quanto o chá de hibisco são alimentos funcionais. Ambos podem reduzir o risco de doenças cardiovasculares, o envelhecimento cutâneo e a chance de desenvolvimento de diversos tipos de cânceres. Além de auxiliar no combate de doenças, são fortes agentes para o emagrecimento.”
O chá verde, segundo a nutricionista Mayra, conta com um poderoso componente, a cafeína (componente termogênico). Sua função acelera o metabolismo fazendo com que o organismo consiga gastar mais calorias. A erva também desintoxica e facilita a digestão, além de diminuir as taxas de colesterol ruim e combater doenças do coração.
O chá de hibisco, em particular, está sendo muito citado na mídia. De acordo com a Dra Mayra, a erva tem “um poderoso antioxidante que auxilia no combate aos radicais livres, protegendo o coração de doenças, a pele do envelhecimento precoce e, por ser diurético, auxilia na prevenção de celulites.”
Além disso, ainda segundo a doutora Mayra, a erva conta com um inibidor de amilase chamado faseolamina, que diminui a absorção de carboidratos, o que contribui para a diminuição do peso.
A Ph.D em nutrição e coordenadora do Centro de Pesquisas Sanavita, Andrea Dario Frias, afirma que esse chá também tem sido avaliado em estudos por reduzir a formação de novas células de gordura no organismo, tornando-se mais um aliado das pessoas que precisam perder peso.
“Os estudos mostram que o chá de Hibiscos pode afetar a adipogênese, alterando a formação de adipócitos, células que acumulam gordura no nosso corpo. E para quem tem celulite e retenção de líquido, esse chá é uma ótima opção, devido a sua atividade diurética”, enfatiza a pesquisadora.
Resultado baseados em pesquisas
De acordo com uma pesquisa publicada no American Journal of Clinical Nutrition, revista da Sociedade Americana de Nutrição, o uso de chás durante a dieta diminuem 4% a mais de gordura do que uma dieta sem ingestão nenhuma de chás.
A pesquisa foi baseada e dois grupos de pessoas acima do peso. Ambos seguiram um cardápio de baixa caloria, no entanto, na dieta de um dos grupos foi adicionado à ingestão de seis a oito xícaras de chá verde. No final do estudo, foi possível perceber que o grupo que tomou o chá queimou 4% de gordura a mais que o grupo que manteve a dieta sem o chá.
Para que os chás tenham o efeito correto é necessário tomar, ao menos, um litro por dia.
Contraindicação
A Dra Mayra Penido atenta que o uso sem cautela destes chás podem trazer prejuízos à saúde e afirma que determinados grupos de pessoas com doenças específicas não podem consumi-los.
* O chá verde contêm cafeína, que eleva a pressão arterial. Por isso, não são recomendados a hipertensos (perfil de pacientes obesos que precisam perder peso), gestantes ou lactantes.
* Por serem termogênicos, já que estes aceleram o metabolismo aumentando o batimento cardíaco, se ingeridos em quantidades maiores que o necessário (um litro por dia), podem causar sintomas como taquicardia, náusea, dor de cabeça e problemas gastrointestinais. Por isso, a dose deve ser avaliada pelo profissional da saúde.
* Por conter tanino, devido ao seu efeito complexante, diminuem a capacidade de absorção de ferro e por isso são contraindicados para pessoas com deficiência desse mineral e não devem ser consumidos após as refeições como almoço e jantar.
* Quem tem insônia não deve tomar o chá após as 16h, pelo teor de cafeína.
Confira a receita de como fazê-los em casa:
Os chás devem ser consumidos em folhas secas e não em sachês por sofrerem alterações na sua composição podendo até perder esta propriedade funcional.
Modo de preparo:
- Coloque a água para ferver e assim que surgirem as primeiras bolhas de ar, desligue o fogo
-Coloque 1 L de água em um recipiente e acrescente 1 colher (sopa) de folhas secas
-Coe e beba
* Não deve ser acrescentado adoçantes ou açúcares em geral.
*Os chás podem ser podem ser encontrados em farmácias e casas que vendem produtos naturais.