Meia-calça: você sabia que antes de ser a grande aliada da sensualidade feminina ela era acessório masculino?

Há registros de que ela era usada há 2.200 anos, na Mesopotâmia, por soldados

Meias-calças finas, grossas, transparentes, enfeitadas, lisas, coloridas, de seda, de algodão, de lã, de nylon, lycra, com compressão, anti-celulite. Seja lá qual for o modelo, a cor ou o tamanho, elas são oferecidas no mercado para todas as ocasiões, pessoas e tipos físicos e fazem a cabeça e as pernas das mulheres. meia-calça E a sua utilização também pode ser variada. São para malhar, para o dia a dia, para o trabalho e para sensualizar em ocasiões especiais mais íntimas e em festas e baladas. Essa vasta aplicabilidade é permitida pela tecnologia, que é a grande responsável pelo desenvolvimento da indústria das meias-calça.

Desde o surgimento do nylon, em 1935, as possibilidades para a fabricação tornaram-se quase ilimitadas.Mas essas grandes aliadas das mulheres vem de datas longínquas. E há informações de que nem sempre foi assessório feminino. Há registros de que a meia-calça começou a ser usada há 2.200 anos, na Mesopotâmia, por homens. Isso mesmo, por soldados e com finalidade única de proteger do intenso frio no inverno.

Uso seletivo ainda masculino

O século XIV foi marcado por muitas guerras, doenças, fome, mas principalmente pelo enfraquecimento e queda do feudalismo, que trouxe mudanças significativas sociais e de comportamento. Nas últimas décadas do século XIV, as frestas das portas de um mundo mais moderno se abriram e mostraram uma reorganização das atividades comerciais, econômicas e sociais, em decorrência, que se firmariam no século seguinte.

Este slideshow necessita de JavaScript.

E foi nesse novo quadro social e econômico que a meia-calça passou a ser utilizada por nobres, e o frio já não era a causa da inclusão no figurino da classe mais abastada das sociedades. Os homens nobres a utilizavam como elemento de sedução, pois as malhas coladas evidenciavam as formas de seus corpos. Além disso, nessa ocasião, a utilização das meias-calça também os distinguiam dos plebeus.

Finalmente nas pernas nas mulheres

Por volta de 1780, são utilizados materiais mais finos para confecção das meias-calça e é nessa época que ela entra no vestuário feminino.  Mas até o início do século XX, eram grossas e escuras, e não precisavam ser diferentes, pois os vestidos eram compridos escondendo as pernas que não precisavam (ou não podiam) ser valorizadas.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Eis que nos anos 20 o cumprimento das saias diminuiu porque a sociedade estava em constante mudança e experimentava uma nova sensualização, só que dessa vez, das mulheres. As pernas se tornavam o foco da atenção e, por isso, deveriam ser embelezadas, o que significa que as pequenas falhas deveriam ser escondidas, função que as meias-calça cumpririam com muita eficiência.

Essa tendência favorecia a utilização do nylon, que surgiu em 1935. Com ele, as possibilidades para a fabricação das meias tornaram-se quase ilimitadas. Elas passaram a ser elásticas, mais resistentes e puderam ser fabricadas em grandes quantidades, diminuindo o preço ao consumidor, o que permitiu o acesso às demais camadas sociais.

Nos anos 70, começaram a ser fabricadas com fibras sintéticas, com variedade de cores vibrante, que além de modelar, protegiam as pernas, e hoje temos essa vasta variedade ao dispor de nossos gostos e pernas.

Já sabe como usar meia-calça? Não? Veja aqui.

Comente aqui embaixo:

comments

Diga qual a sua opinião: