Estampas de árvores, pássaros, flores apareceram nos principais desfiles de moda do ano passado das principais grifes
A natureza faz muito bem à saúde, é o que apontam pesquisas científicas relacionadas ao conceito biofilia: teoria que defende que fomos programados durante toda a nossa jornada evolutiva a amar o que é vivo, pulsa e emana energia, em vez de objetos estanques.
Talvez isso explique porque reverenciamos a natureza e fazemos o impossível para estar em contato com ela.
No nosso dia a dia esse contato é limitado em razão de vivermos em ambiente urbano, onde as árvores, animais, flores e folhagens são raros. Buscamos essa beleza e bem estar e força, então, na estamparia.
Embora a estampa tropical não seja uma novidade, visto que alguns editoriais de moda se referem a ela como “clichê”, a tendência vem se aprimorando e se ajustando aos diferentes públicos. Ela apareceu nos principais desfiles de moda realizado no ano passado para apresentar a coleção verão 2015 das principais grifes.
Claro que, como toda estampa forte, o tropical exige bom senso para combinar, para minimizar a força das cores, quando necessário, e não deixar o fino despencar para o brega. Mas o que importa mesmo disso tudo é que a tendência, assim como o Boho, aponta para a nossa incessante busca do espírito da natureza que nos foge nos grandes centros urbanos.
É essa busca que nos leva recarregar nossas energias naturais (espirituais e físicas) nos parques e jardins: esses locais são ricos em fitocidas – substâncias produzidas por plantas contra micro-organismos; já está comprovado que fitocidas fazem muito bem à nossa saúde física.
E você? Gosta dessa tendência?
Comente aqui embaixo:
comments