Entidade que faz atendimento gratuito a crianças e adolescentes autistas e suas famílias busca alternativa para pagar contas e continuar funcionando
O jantar Italiano promete devolver em sabor e alegria
O CIAAG (Centro de Inclusão e Apoio ao Autista de Guarulhos) realizará no dia 12 de maio, véspera do Dia da Mães, o 5º Jantar Italiano beneficente. O evento será realizado a partir das 19h30, na UCEG, que fica na rua Maria Zintl , 232 Cocaia. No local tem amplo estacionamento.
Convite individual está sendo vendido por R$ 30,00 – serão servidos três tipos de massas (espaguete, penne e nhoque), que poderão ser degustados à vontade com 3 tipos de molhos (branco, ao sugo e bolonhesa).
As bebidas e sobremesas serão fornecidas e cobradas a parte.
O cozinheiro responsável pelo jantar é Paulo Takayama, que será auxiliado por cozinheiros voluntários, o que promete dar ao jantar beneficente gosto ainda maior de solidariedade.
Música ambiente dará o tom animado do Jantar Italiano.
Emergência financeira
O Jantar Italiano do CIAAG já é tradicional, mas sempre no mês de setembro. Esse ano, por uma urgência financeira, está sendo antecipado – os repasses do governo do estado, em razão de dívida do municipal, não chega às entidades do terceiro setor desde janeiro deste ano. Com isso, um dos projetos realizados pelo CIAAG ficou com o caixa zerado, o que se traduz em falta de recursos para pagar os funcionários que tocam o projeto.
A saída, conta Alexandra Oniki, presidente do CIAAG, foi antecipar o jantar. A realização na véspera de Dia das Mães não foi planejada, mas a presidente espera contar com a solidariedade de amigos e da sociedade para superar essa crise.
A entidade
O CIAAG nasceu em 2010. Hoje atende gratuitamente 97 crianças autistas com idade de 2 a 15 anos incompletos e as famílias. No ano passado, foi uma das 10 finalistas do prêmio Ação Inclusiva, promovido pela Governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual da Acessibilidade e Inclusão. Concorreu com mais de 140 entidades de todo o estado de São Paulo, todas participaram com projetos de ações inclusivas para pessoas com deficiência.
O CIAAG trabalha com dois projetos principais. O primeiro deles – o Projeto Viver e Conviver – atende as crianças com apoio pedagógico (necessário para trabalhar a cognição), atividade de vida diária, educação física, música 2 x por semana com duração de 3 horas. Para essas atividades, a entidade tem contratados profissionais.
O segundo é voltado para as famílias das crianças autistas atendidas pela entidade. Trata-se do projeto Cuidando de Quem Cuida, que oferece atendimento psicossocial e oficinas de geração de renda. O projeto é tocado por 4 funcionários, todos supervisionados por Alexandra.
As famílias atendidas recebem aulas teóricas e práticas de artesanatos, culinária, beleza e bem estar, nutrição. Está previsto para o final de maio o plantio de horta. Alexandra explica em razão de ter que cuidar da criança autista, a mãe para a sua vida profissional deixando desfalcado o orçamento da casa. Os casos nos quais as mães são arrimos da família ão ainda mais complicados.
Amenizar ou resolver essa dificuldade financeira é uma das principais propostas das oficinas, mas há os casos em que elas são necessários para o desestresse da cuidadora da criança ou adolescente autista.
Serviço
O evento será realizado a partir das 19h30, na UCEG, que fica na rua Maria Zintl , 232 Cocaia
Estacionamento amplo no local
Convite individual: R$ 30,00 (criança até 7 anos não pagam se acompanhadas de adulto pagante)
Convites antecipados podem ser adquiridos com Alexandra Oniki através do telefone (11) 97117-6953 ou na sede do CIAAG, na rua Dr. José Maurício de Oliveira, 133 – Gopouva, Guarulhos. Telefone: (11) 4307-6634