Corrente de médicos e nutricionistas que rechaçam essa afirmação e defendem o comer apenas na presença da fome
Quando falamos em alimentação, dieta e emagrecimento, muitas dúvidas surgem. São métodos de emagrecimento que entram em cena de tempos em tempos, viram moda, quase viram religião, mas deixam muitas dúvidas sobre o certo e o errado. Hoje, o dilema que se apresenta é: comer a cada 3 horas ou comer apenas quando se tem fome, efetivamente?
E outras questões vêm nessa esteira:
- O jejum intermitente pode ser adotado como estratégia nas dieta para emagrecer?
- Quais são, afinal, as vantagens para o emagrecimento e para a saúde que esses métodos oferecem?
- Comer de 3 em 3 horas emagrece mesmo?
- O jejum intermitente faz mal à saúde?
- O jejum intermitente acelera ou desacelera o metabolismo?
7 dicas de como comer e não engordar nos dias frios
Há defesa para todos os métodos para emagrecer.
Comer a cada 3 horas
Especialistas que defendem que é necessário comer a cada 3 horas para emagrecer argumentam que esse intervalo entre as refeições acelera o metabolismo e aumenta a queima calórica. Isso porque a cada vez que um alimento é ingerido, o organismo é obrigado a gastar suas reservas de energia na digestão.
Dieta paleo lowcarb tem tudo o que precisamos, afirma a nutricionista
Eles argumentam ainda que o intervalo curto entre as refeições evita compulsão e ataques de fome e consumo de alimentos calóricos pouco nutritivos; mantém os níveis de energia altos; evita a perda de massa muscular – esse ponto merece uma atenção maior: segundo os nutricionistas adeptos das refeições intervaladas, o corpo precisa receber aminoácidos (blocos construtores das proteínas) que são fornecidos pela alimentação ou pelos nossos músculos. Eles acreditam que, comendo a cada 3 horas, o organismo recebe aminoácidos e não precisa tirar dos músculos, evitando a perda de massa muscular.
Crise econômica e desemprego impactam no aumento da obesidade
Esses profissionais defendem ainda que a alimentação regrada a curtos intervalos diminui o armazenamento de gordura.
Comer apenas na presença da fome
Esses argumentos estão sendo rebatidos. Há bem pouco tempo o endocrinologista Bruno Halpern declarou no programa Bem Estar, da Globo, que a necessidade de comer de 3 em 3 horas para emagrecer é um mito.
O médico explicou que a queima calórica não está relacionada ao número de refeições ou ao intervalo entre as refeições, mas com o tipo de alimento consumido.
Jejum intermitente
Quanto a estocar energia quando nos submetemos a longo período sem comer, também é mito. Essa defesa quem faz é a nutricionista Lara Natacci, que participou da mesma edição do programa, e afirmou que não há comprovação científica para essa tese.
Os chás naturais e seus poderes emagrecedores
Natacci vai além, ela fala de uma teoria (ainda em fase de estudos) de que ficar em jejum por até 10 horas pode aumentar o gasto calórico.
É nessa linha que trabalha a nutricionista Angélica Zucarelli. Ela é adepta da dieta Low Carb para emagrecimento rápido e defende que devemos comer apenas na presença comprovada da fome. “A fome não é uma sensação; ela é real, é uma manifestação física”.
Para Angélica, a necessidade de comer a cada 3 horas para garantir a saúde e emagrecimento “é mito”. Ela explica que a alimentação deve ser feita respeitando necessidade fisiológica do organismo.
No vídeo abaixo a nutricionista fala que é a fome o sinal fisiológico de que está na hora de repor nutrientes e não o relógio.
Angélica Zucarelli é nutricionista, especialista em reeducação alimentar, tratamento de sobrepeso, obesidade e doenças crônicas associadas.
Trabalha com a linha de conduta Primal, Paleolítica, Low Carb, Cetogênica e Jejum Intermitente.
Faz atendimento Personal Diet a Domicílio e no consultório, que fica na rua Cavadas, 212 – Itapegica – Guarulhos – SP
Contatos:
(11) 9 5797-2896 (whatsapp)
e-mail: angelica.nutri@outlook.com.br
Blog: http://nutrindoblog.blogspot.com.br/
Facebook: @nutrindoblog / Instagram: @angelicazucarelli.nutri /
Snapchat: angelzucarelli
YouTube: Nutri Angélica Zucarelli
1 comment
Esta vez te has superado, de verdad genial artículo!!!
Felicidades