A Outubro Rosa (campanha mundial contra o câncer de mama), tem início no dia 1º de outubro com diversas ações que levarão o tema “Toque de Coragem – Nós acreditamos em um mundo sem câncer de mama. Acredite Também”.
Um dos destaques da campanha será a iluminação de um monumento com a luz rosa e o Masp, cartão postal da cidade de São Paulo localizado na avenida Paulista, é o local escolhido para a edição de 2012.
Desde o ano 2000, são iluminados importantes monumentos históricos pelo mundo inteiro, mas a campanha teve início em 1997, na Califórnia, EUA, e teve seu modelo replicado por ONGs ligadas à FEMAMA (Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama), com o apoio da Federação.
O Cristo Redentor é um dos símbolos brasileiros que recebeu a cor rosa no ano passado, além de outros edifícios e monumentos em São Paulo, Brasília, Curitiba, Belo Horizonte, Recife, Porto Alegre, Blumenau, Florianópolis e Ouro Preto. O movimento conta, ainda, com o “Rosamóvel”, um espaço itinerante que levará informações e serviços para diversas regiões brasileiras.
Evolução da doença
Diante dos números crescentes, a cada ano mais países adotam o movimento. De acordo com a American Cancer Society, cerca de 1,3 milhão de mulheres no mundo são diagnosticadas com câncer de mama anualmente, sendo que 465 mil morrem em decorrência da enfermidade. Segundo o INCA (Instituto Nacional do Câncer), este é o tipo de tumor que mais mata mulheres no Brasil – 10 mil ao ano. Estima-se que, até o fim deste ano, sejam detectados mais 50 mil novos casos.
Edição 2012
“Estamos muito satisfeitos com a realização e o resultado desse trabalho. É uma ação social nobre e muito importante para a sociedade. O engajamento de toda a equipe possibilitou a produção de uma campanha, que pretende emocionar e incentivar as mulheres a fazerem exames preventivos”, diz Ricardo Chamma, diretor da Luminas, idealizadora da campanha.
Para aderir a campanha existe uma Fan page da Breast Cancer Awareness Brasil e as postagens serão mostradas na fachada do museu. Além das mensagens, as pessoas poderão doar seu perfil por um dia em prol da campanha.
Tecnologia
A iluminação do Masp será realizada com uma projeção mapeada, numa área total de 700 metros quadrados, utilizando três projetores de 30.000 lumens com processadores de imagem e integração desses processadores de imagem com redes sociais.
“Essa é uma ação muito motivadora para nós, primeiramente pela causa e depois pela parte tecnológica, faremos uma projeção mapeada no MASP com interatividade. Essa é a primeira vez que esse tipo de técnica é utilizada no Brasil, milhares de pessoas vão poder deixar seu recado na fachada utilizando o Facebook e o Twitter”, diz Marcelo Gebara Stephano, diretor da UAU Mídia, empresa responsável pela aplicação dessa tecnologia.
A Projeção Mapeada torna possível a criação de ilusões visuais através da projeção de filmes sobre superfícies variadas. É possível projetar um vídeo sobre formas complexas como um carro, uma estátua ou a fachada de um edifício como o MASP.
Coragem para o toque
Um vídeo com o tema “Toque de Coragem”, que faz um alerta às mulheres para a realização dos exames preventivos também faz parte do projeto (veja o link abaixo).
Haverá ainda anúncios bonificados em diversas revistas femininas e no jornal Destak.
More from my site
Amanda Pinson
Latest posts by Amanda Pinson (see all)
- Sapatos tratorados vieram para ficar - 29 de junho de 2017
- Dança Materna constrói vínculo, equilibra e acalma mamães e bebês - 10 de março de 2017
- Óculos de sol bonitos e baratos – Onde comprar? - 10 de março de 2017