A micropigmentação das sobrancelhas é uma técnica amplamente utilizada para correção estética facial. Os resultados podem ser bastante positivos, desde que o procedimento seja executado com eficiência e cuidado. Para isso, é muito importante que o profissional esteja apto e habilitado para o trabalho.
Mas o que é a micropigmentação?
É uma técnica de reconstituição de áreas deformadas pela ação do tempo, por problemas de saúde ou tratamentos intensivos de saúde e estresse, por meio da utilização de agulha e pigmento. No caso das sobrancelhas, tem sido aplicado o Linergismo com o visagismo.
Nessa técnica feita a micropigmentação é feita fio a fio. As linhas são desenhadas uma a uma seguindo o contorno dos arcos, sempre considerando o formato do rosto e a cor natural dos fios.
A técnica foi comparada à “maquiagem definitiva”, mas não é. Especialistas esclarecem que o procedimento não é permanente, por atingir as camadas mais superficiais da pele. Com o passar de alguns meses, o organismo absorve o pigmento e os traços vão se apagando. O trabalho geralmente dura de seis a dezoito meses, dependendo da utilização de cremes faciais e exposição ao sol.
Autoestima
Por fazer a reconstituição das sobrancelhas, a técnica é considerada uma das soluções para os problemas baixa autoestima. Isso porque as sobrancelhas são como moldura para o rosto, dão o contorno e, quando bem desenhadas, levantam o olhar e vitalizam a expressão.
A falta da sobrancelhas ou uma sobrancelhas com falhas podem derrubar o semblante e impossibilitar o realce das makes, por mais artista que seja o maquiador.
É grande o número de mulheres que não as têm ou que tem com falhas. Isso pode ocorrer por problemas de saúde, pelo avançar da idade ou pela remoção incorreta e frequente dos pelos.
Isso pode explicar o porquê de a técnica ter caído no gosto feminino e ser procurada por mulheres de todas as idades e classes sociais no Brasil e exterior, afinal, doença, idade, acidentes não escolhem credo ou classe social.
Exemplo disso é o número de famosas que buscam o procedimento, como Claudia Leite, Grazi Massafera, Lala Ruge, Gabiela Pugliese entre outras personalidades.
Esse serviço, entretanto, deve ser buscado com cuidado, paciência e muita informação. Hoje são muitos os profissionais que garantem a perfeição como resultado, mas nem sempre conseguem entregar o que prometem. O trabalho é delicado e exige preparo e aprimoramento, por isso é importante pesquisar bastante, conhecer trabalhos anteriores do profissional para só depois entregar-se ao procedimento, que pode também aplicado para delinear lábios, sombrear falhas no couro cabeludo e ainda repigmentar mamilos após uma cirurgia.
Crescimento no Mercado
Dados da Abihpec (Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos) mostram fomentação do mercado de estética, que movimenta mais de R$ 38 bilhões por ano no país. E o serviço de micropigmentação é um dos fomentadores desse crescimento. Prova disso, é a intensificação de cursos, palestras e workshops ministrados por profissionais estrangeiros. A Anvisa está engajada na supervisão de importação e utilização dos produtos e equipamentos utilizados.
Os eventos de grande alcance como o Congresso Internacional do Rio de Janeiro e de São Paulo, dos quais participam palestrantes do mercado nacional e internacional. Os conteúdos das palestras devem ser avaliadas por um comitê científico antes de serem ministradas ao público.