Uma conversa sobre as necessidades do mundo real e as possibilidades do mundo digital
O terceiro painel da III Convenção da Rede Mulheres que Decidem, realizado no dia 24 de agosto, no Teatro Gamaro, São Paulo, falou do mundo digital, mais especificamente dos infulenciadores, que são youtubers, blogueiros e profissionais que utilizam plataformas para oferecer os serviços.
Dessa mesa participaram o casal de atores Elam Lima e Carol Melhem, protagonistas do canal do YouTube Cuca de Pai Cachola de Mãe; Mariana Soares, coordenadora de comunicação do Grupo NZN, detentora de 12 sites – Baixaqui, TecMundo, Superdownloads e QuizPop, incluisive; Veronique Forat, sócia na plataforma digital morar.com.vc que junta pessoas por afinidades para morar sob o mesmo teto. O painel foi moderado por Talita Lombardi, blogueira do blog Startups Stars e youtuber do canal Menina Executiva.
Cuca de Pai Cachola de Mãe
Como nos demais painéis cada debatedor tem uma história para contar. O casal de atores falou bastante da rotina da família e de como tudo se junta e mistura para elaboração dos vídeos, aliás, esse é o material para produção dos vídeos. Cada um deles falou sobre as dificuldades e delícias do trabalho em família, como a realização conjunta de cada vídeo desde o projeto até a divulgação, a separação de receitas e despesas, o que, na avaliação deles é fundamental par manter a saúde do negócio e da família. E o que foi bastante enfatizado é o que estabeleceram como missão do canal: mostrar aos pais e mães que não estão sozinhos nas experiências que passam com os seus pequenos. Embora tudo seja novo nas vidas dos novos pais, tudo é parte de um padrão natural de crescimento e estruturação de lares com crianças ainda pequenas.
Morar com você
Venonique Forat, ao falar da plataforma de moradia, chamou atenção do público. Ela abraçou esse projeto e fundou a empresa quando tinha 60 anos e já estava aposentada. Na ocasião, ponderou que ainda era cedo para ficar sem atividade remunerada, tendo em vista a expectativa de vida da mulher brasileira (79 anos podendo passar dos 80) e destemidamente investiu e investe no morar.com.vc. Ela enfatizou que a dedicação é total e isso a anima. “É um negócio que exige 100% de nós”, diz.
Essa dedicação é fundamental para que a plataforma cumpra o que promete, que é juntar pessoas por afinidade. Pensar em novas ferramentas tecnológicas que busquem pessoas dispostas a dividir moradia, filtrar e tabular informações sobre elas é trabalho que não tem hora para começar ou para terminar.
A plataforma trabalha com o conceito de compartilhamento de moradia que nasceu na Dinamarca nos anos 70 e foi desenvolvendo se espalhando. Hoje, está bastante difundido na Inglaterra, norte da Itália e da Espanha e nos países da América do Norte.
A proposta é proporcionar companhia e apoio entre os moradores, reduzir gastos, usar recursos de forma mais equilibrada, responsável e sustentável. É, sem dúvida, uma forma de evitar a solidão e de colocar a economia em prática efetivamente.
Games também para mulheres
Mariana Soares coordena a equipe de comunicação e imagem do grupo NZN, que tem 12 sites. Ela conta que ao assumir o cargo de coordenadora da área, observou que o quadro de funcionários era pouco democrático no quesito gênero principalmente na área de games – era predominantemente masculino, não havia abertura para inserção de mulheres e ela sabia que isso ocorria por uma questão cultural e não por falta de interesse ou condições das mulheres para trabalhar com tecnologia e games.
Ela começou a mudar isso na primeira oportunidade de contratação. “Mudei a redação do anúncio para que mulheres também participassem da seleção, recebemos vários currículos de mulheres e contratamos a primeira”, diz.
Mariana diz que ainda tem muito a fazer, mas afirma que a semente da equidade de gênero já está plantada no grupo e acredita que tem espaço para germinar.
A moderadora do painel, Talita Lombardi, que é escritora, blogueira e youtuber, anunciou no eventou que está lançando uma plataforma para reunir influencers.