O tecido nunca saiu de moda e agora está em todas as grifes, confecções e vitrines
O veludo molhado é o grande protagonista do inverno de 2017. Apesar de nunca ter saído de moda em algumas coleções aparecia de forma tímida, mas agora está no auge, esclarece Jô Souza, especialista moda.
“Acredito que seja o momento dele, pois seria a metáfora dos tempos líquidos que vivemos. O tecido que parece ser fluido, liquido como releitura do comportamento atual“, diz a especialista. “Amores, medo, vida liquida, nada está seguro e nem sólido.”
Jô Souza refere-se ao conceito do sociólogo polonês Zygmund Bauman. Ele analisa que a sociedade é líquida pela sua incapacidade de tomar forma fixa, transformando-se o tempo todo, tomando as formas que o mercado a obriga a tomar, não tendo espaço para elaboração e construção de projetos longos de vida. A aplicação desse conceito no nosso dia-a-dia resulta em não mais contar ou buscar empregos para a vida toda e planejar a vida sobre trabalhos com tempos curtos de duração, o que provoca mudanças contínuas nas relações, finanças e envolvimentos pessoais e profissionais.
A moda é reflexo e expressão da sociedade, por isso, o veludo molhado com seu aspecto fluídico cai bem nesse momento porque efetivamente remete à fluidez e liquidez.
O veludo molhado já apareceu forte noutros momentos – na década de 1970 e depois na década de 1990.
Jô Souza é especialista em Criação e Styling de Moda pelo Senac Lapa Faustolo, e em Fashion Imagem pelo Instituto Marangoni, de Paris. Ela também atua como professora de Moda no IED/SP e no Senac e coordenadora de Pós-graduação de Consultoria de Imagem de Estilo e de Comunicação e Cultura de Moda na Universidade Belas Artes, de São Paulo.
Como usar o veludo molhado
Parece difícil, mas o tecido pode ser usado com beleza e sofisticação de várias formas. “Blusa, calça ou vestido – ele fica bem no look casual, esportivo ou mais sofisticado. O tempo não está tão frio, ele não esquenta tanto o corpo e deixa os looks mais atraentes”, diz Jô, ao enfatizar que o tecido é unissex.
E aparece também nos acessórios e revestimento de calçados.
Liso ou estampado, o tecido vem forte conferindo estilo e personalidade aos looks despojados e aos sofisticados. Confira na galeria de fotos:
(fotos: Pinterest)